sábado, 2 de julho de 2005

Os custos médicos

Entra dia, sai dia, governo e empresas de planos de saúde e seguro-saúde dizem que os custos médicos estão aumentando devido ao custo de novas tecnologias empregadas.
Isto me revolta. Porquê raios, se a tecnologia os diminui em todos os outros campos, ela aumentaria os custos justamente na medicina?
A única explicação que me veio a cabeça foi, além de simples má fé, o aumento de volume de atendimentos.
Explico; as prestadoras de serviços médicos reportam que os avanços tecnológicos encarecem o atendimento pois as máquinas e insumos modernos são mais custosos do que as alternativas mais antigas.
Só que há um detalhe muito importante, isto só é verdade se encararmos a nova tecnologia como obrigatória. E isso ela não é, definitivamente.
Uma nova tecnologia só é válida se tornar a ação na qual é empregada mais eficiente ou eficaz. E sempre que isto acontece há uma redução implícita de custos.
Se esta se tornar tão custosa a ponto de ser impraticável o seu uso, isto a torna totalmente ineficaz. Esta casta de inovações tecnológicas é simplesmente varrida de qualquer uso e é raríssima.
Tomemos como exemplo as formas de diagnóstico por imagens. Entre a antiga abreugrafia e as modernas tomografias coloridas há uma ampla variedade de usos e de preços para cada imagem que se pode obter, porém cada boa imagem conseguida pode fazer com que o tratamento seja mais eficiente e mais eficaz, reduzindo o tempo de tratamento e os custos do mesmo. Um único dia a menos de internação pode compensar a mais cara destas formas de diagnóstico.
Agora, dito isto, por que as empresas que exploram o ramo da saúde reclamam do emprego de tecnologia? Porque o oposto dele é o não-atendimento, a maneira mais barata de prestar qualquer serviço.
Melhores exames tornam mais fácil o diagnóstico e fazem compulsório o tratamento. Deste modo, não há maneira de empresas de saúde gostarem do emprego de tecnologia. Ela faz com que as picaretas sejam processadas mais facilmente e obriga as não-picaretas a um aprimoramento constante.
Já o governo... bem, o governo. Dizer que a tecnologia aumenta os custos deste soa como uma piada. Não há o emprego de tecnologia no serviço público de saúde, pelo menos não a de última geração. Se existem hospitais que estão ligados a rede pública e utilizam tecnologia de ponta, na maioria hospitais-escola, estes têm um peso relativo muito pequeno no total de atendimento.
Dada a precariedade geral do atendimento público no sistema de saúde, até o uso de algodão encarece o sistema, já que a regra é o não-atendimento das demandas e a postergação de todos os serviços, cronificando os casos, quando não levando o candidato a paciente à morte.
A tecnologia pode ser culpada de muitas coisas, mais querer usá-la como mais uma maneira de tungar os brasileiros que precisam de atendimento médico é verdadeiramente imoral.

Nenhum comentário: